Residência
Vila del Rey
Construção
Para este terreno em declive, foram criadas plataformas quase planas (declividade mínima de 1% e máxima de 3%) com aproveitamento total do material escavado no próprio terreno sem fluxo de caminhões pela cidade diminuindo custos diretos e indiretos.
Além de diminuir custos na etapa, estas plataformas proporcionam maior segurança e agilidade na montagem do cimbramento (escoramento) da estrutura a ser construída. A diminuição da declividade impede a formação de erosão ao retardar a velocidade das águas em períodos chuvosos.
O dimensionamento correto do equipamento para cada volume a ser trabalhado é muito importante. Utilizamos o rolo CA 150 da Satel e retroescavadeira da JCB Terraplenagem.
O uso de contâiners para elementos provisórios pode dar agilidade ao início da obra e com a constituição das paredes com material de PVC isolante como este da MGBLOCK , o conforto ambiental fica resolvido.
O simples espaço entre dois contâiners (um da BOLBI e outro da MGBLOCK) criam um espaço ventilado e iluminado, ideal para um refeitorio.
Neste conjunto, o contâiner superior é um banheiro com vestiário e sanitário e o inferior foi utilizado para almoxarifado.
A aplicação de eucalipto de reflorestamento e lonas leves para coberturas provisórias dão leveza e sustentabilidade a uma banca de armação. O posicionamento da banca próximo da descarga do caminhão evita o transporte interno do aço agilizando os trabalhos.
E ainda usamos as plataformas sob a laje para instalar o canteiro e devolver os containers ainda na estrutura.
O uso de escoramento metálico diminui o desperdício de madeira. A planificação do terreno facilitou a montagem do escoramento dando agilidade e segurança aos carpinteiros.
O uso do isopor para execução das lajes diminui o peso da obra e agiliza a montagem da laje pré fabricada, diminuindo custos de fundação e tempo de execução.
Para grandes vigas e paredes de concreto, recomendo a utilização de madeirite acima de 16 mm de espessura e espaçamento máximo de 40 cm entre os barrotes. O travamento com tirantes é necessário e evita as formas de abrirem na concretagem.
Nesta etapa o mais importante é escolher o tipo de impermeabilização adequada para cada local, na laje utilizamos manta asfáltica de 4mm, nas jardineiras a manta de 4mm anti raíz, nos banhos e arrimos, argamassa polimérica bicomponente com reforço em tela de poliéster, para a piscina, manta asfáltica 4mm com berço de asfalto a quente, pode-se utilizar também a argamassa polimérica neste caso.
O teste de estanqueidade deve ser feito por no mínimo 36 horas.